O Tesouro Nacional não trabalha com a possibilidade de terminar em janeiro o repasse aos Estados, feito por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O secretário do Tesouro, Arno Augustin, acredita que alguma solução deva ser encontrada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional até a próxima segunda-feira, quando acaba a validade do FPE, criado em 1966.
Leia Mais
Secretário do Tesouro nega problemas com auxiliaresParaná estava impedido de contratar crédito, diz TesouroRelator do novo Fundo de Participação dos Estados diz que projeto está 'maduro'Para governadores, extinção do FPE é o 'fim do mundo'Senador diz que impasse relativo ao FPE deve ser resolvido agora em fevereiroEntre janeiro e novembro deste ano, o Tesouro, responsável pelos repasses dos recursos do FPE aos 26 Estados e Distrito Federal (DF), transferiu R$ 44,5 bilhões.
Em fevereiro de 2010, o STF considerou inconstitucionais os critérios de repartição dos recursos do fundo. Na ocasião, os ministros do Supremo deram quase três anos de prazo para o Senado definir novas regras. O prazo termina na segunda-feira e até agora o Senado não se posicionou..