A posse de 26 prefeitos eleitos , que eram deputados federeais, abriu vagas para igual número de suplentes assumirem mandatos de dois anos na Câmara. Com a renúncia dos 26 deputados que assumiram no dia 1º como prefeitos, 11 suplentes serão efetivados no cargo por causa da eleição deste ano. Outros três suplentes tomarão posse interinamente porque os titualres se afastaram para assumirem cargos nos executivos municipais.
Leia Mais
Três deputados disputam a presidência da Câmara; eleição acontece em fevereiro Ex-deputados assumem prefeituras em Minas Deputados e senadores deixam trabalho para 2013Senado vota PEC que deve mudar data da posse de presidente, governadores e prefeitos Bancada mineira na Câmara ganha três novos deputados
A cerimônia será presidida pelo 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que dirige os trabalhos neste período. Geralmente, essa solenidade não atrai atenção, mas como Genoino é um dos réus condenados no processo do mensalão, sua posse deve ser acompanhada por simpatizantes e pela imprensa.
Suplente, Moisés Avelino (PMDB-TO) foi eleito prefeito de Paraíso do Tocantins e não deve assumir a vaga de deputado. Em seu lugar, deve ser convocado Osvaldo Reis (PMDB-TO), mas isso ainda depende da renúncia oficial de Avelino.
Já o deputado Humberto Souto (PPS-MG) foi empossado como suplente na semana passada, com a renúncia antecipada de Carlaile Pedrosa (PSDB-MG), prefeito de Betim. Os outros 12 deputados, como já tomaram posse como suplentes em algum momento, poderiam reassumir o mandato a qualquer momento, o que 11 deles já fizeram.
Com possíveis convocações para secretarias municipais, novas trocas deverão ocorrer nos próximos meses.
Deputados listados para tomar posse nesta quinta-feira:
Anselmo de Jesus Abreu (PT-RO)
Bernardino de Oliveira (PRB-PR)
Eurico Pinheiro Bernardes Junior (PV-RJ)
Fábio de Almeida Reis (PMDB-SE)
José Francisco Cerqueira Tenório (PMN-AL)
José Genoino (PT-SP)
Luiz Barbosa de Deus (DEM-BA)
Manuel Rosa da Silva (PR-RJ)
Maria Margarida Martins Salomão (PT-MG)
Nilmário Miranda (PT-MG)
Osvaldo Reis (PMDB-TO)
Paulo Fernando dos Santos (PT-AL)
Renato Andrade (PP-MG)
Urzeni da Rocha Freitas Filho (PSDB-RR)
Deputados que já tomaram posse no lugar de prefeitos eleitos nas últimas eleições:
Camilo Cola (PMDB-ES)
Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ)
Carlos Roberto (PSDB-SP)
Dr. Ubiali (PSB-SP)
Major Fábio (DEM-PB)
Humberto Souto (PPS-MG)
Dudimar Paxiuba (PSDB-PA)
Simplício Araújo (PPS-MA)
Mario Feitoza (PMDB-CE)
Vitor Penido (DEM -MG)
Deley (PSC-RJ)
Weverton Rocha (PDT-MA)
Com Agência Câmara