Durante a campanha eleitoral, Gê Paula participou de comícios e visitou localidades da zona rural de São João da Ponte, onde residem 69% da população do município, sem apresentar nenhum problema. No final de outubro, ele começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ao participar de um encontro de prefeitos eleitos em Belo Horizonte, passou mal.
Na época, segundo a assessoria de Gê Paula, ele retornou a Montes Claros e se consultou com um clínico geral, que constatou que ele estava com um quadro de anemia severa e lhe recomendou que procurasse um hematologista. Após a consulta com o especialista, ele recebeu o diagnóstico de que estava com leucemia. Imediatamente, iniciou o tratamento com quimioterapia, sendo internado na Santa Casa de Montes Claros.
O corpo de Geraldo será velado a partir de 14h até às 17hs no hall de entrada da Prefeitura de Montes Claros, onde, segundo a assessoria, ele seria muito querido. Logo após, o corpo será levado para ser velado em São João da Ponte. O local do velório e o horário do sepultamento na cidade ainda não foram definidos.