Leia Mais
Burguês ouve PT sobre comissões na Câmara de BHArticulações para presidência das comissões já movimenta bastidores da Câmara de BHComissões permanentes têm importância vital para aprovação de projetos no LegislativoO vereador Preto (DEM) permanece na direção da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Outra aliada da Mesa, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB) vai ficar com a de Meio Ambiente e Política Urbana. Também vão participar dessa comissão os vereadores Iran Barbosa (PMDB) e Autair Gomes (PSC). A direção da Comissão de Educação ainda não está fechada, mas o nome mais forte no momento é o do vereador Bim da Ambulância (PTN). Para o grupo de Orçamento e Finanças os nomes cotados são do vereador Adriano Ventura (PT).
Teoricamente, os selecionados pela Mesa para as comissões se reúnem e votam em um deles para ser o presidente, função que garante visibilidade ao parlamentar. No entanto, na maioria das vezes o nome já é acertado antes.
Quem pode se dar bem com a estratégia da Mesa de usar as comissões para dificultar a tramitação de projetos do Executivo na Câmara é o PT, partido que desde o rompimento da aliança com o PSB na campanha eleitoral assumiu a postura de principal opositor do prefeito. Léo Burguês disse que os nomes dos integrantes das comissões serão definidos até o dia 15, depois que todas as legendas levarem suas propostas à Mesa.
Arestas
O prefeito Marcio Lacerda (PSB) exonerou esta semana um funcionário da prefeitura indicado no mandato passado pelo PV, partido do vice-prefeito, Délio Malheiros, criando arestas no relacionamento com a legenda. O vereador Leonardo Mattos, secretário-geral da Mesa da Câmara, disse que o prefeito não justificou ao partido a exoneração. “Era importante essa justificativa”, ressaltou. O partido, assim como outros aliados do prefeito, não está satisfeito com a demora de Lacerda na distribuição de cargos no Executivo. No primeiro escalão, a sigla reivindicou a Secretaria de Meio Ambiente e uma administração regional.