O empresário Aluizio Dutra de Almeida, assessor do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu demissão nesta segunda-feira. Henrique Alves é o favorito na disputa para a presidência da Câmara para o próximo biênio. A eleição será no dia 1º de fevereiro. Concorrem também os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES).
De acordo com notícias da Folha de S.Paulo, publicadas no domingo e nesta segunda, o assessor é sócio da Bonacci Engenharia e Comércio Ltda, uma empresa que recebeu dinheiro público de emendas parlamentares do próprio Henrique Alves.
Pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte contrataram a empresa por meio de emendas apresentadas Henrique Alves ao Orçamento Geral da União.
Também foi divulgado que o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), controlado por Henrique Alves, repassou mais R$ 1,2 milhão para a Bonacci Engenharia por meio de convênios com prefeituras.
Aluizio Dutra é também tesoureiro do PMDB do Rio Grande do Norte cujo presidente é o deputado Henrique Alves. Ele trabalhava com o líder do PMDB desde 1998.
O deputado se empenha para ser eleito presidente da Câmara há mais de dois anos. Com o apoio do Palácio do Planalto, ele se tornou o favorito na disputa. Conta com o apoio das grandes bancadas do PT, PP, PSD, DEM, PSDB e PDT.