Jornal Estado de Minas

Vitória de Léo Burguês para presidência da Câmara não é derrota da PBH, diz Lacerda

Segundo o prefeito da capital, com a permanência do tucano à frente da Casa o nível de dificuldade não deve ser diferente da que já existia

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba Marcelo da Fonseca- enviado especial
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou nesta terça-feira que não considera a vitória de Léo Burguês (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) uma derrota do PSB ou da prefeitura. Lacerda também negou que tivesse pedido para vereadores da base votarem em Henrique Braga (PSDB). “Na realidade eu não trabalhei na eleição da Câmara, não pedi voto pra ninguém. Apenas pedi ao meu partido que votasse no PSDB”, salientou. Lacerda comentou o assunto logo após reunião com o governador Antônio Anastasia nesta tarde, na Cidade Administrativa, onde foram anunciadas parcerias entre o município e o governo do estado para execução de obras no Vetor Norte da capital.
Ainda segundo o prefeito, existia um acordo em relação ao nome de Braga. No entanto, por falta de consenso entre os próprios tucanos, o PSDB acabou apresentando outro nome, que saiu vitorioso. “Houve um racha no PSDB e o candidato no qual nós votamos não ganhou, somente isso”, disse. Apesar da fala de Lacerda, um dia antes da posse da nova legislatura, que ocorreu no dia primeiro deste mês, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, afirmou que ele e o prefeito da capital haviam convergido para o nome de Braga, mas já sinalizava que poderia haver um racha devido a uma “certa divergência” em relação ao nome de Burguês.

Contudo, o prefeito da capital afirmou que a permanência de Léo Burguês na presidência da Câmara não vai representar dificuldade mais acentuada do que a enfrentada anteriormente pelo Executivo. “Inclusive, o presidente da Câmara, Léo Burguês, já pediu uma reunião e vamos nos encontrar ainda nesta semana para discutir interesses de Belo Horizonte”, considerou. Sobre a promessa de Burguês de mais independência da Casa em relação ao Executivo, feita pelo tucano, Lacerda amenizou.“Nunca tivemos maioria automática na Câmara. Não foi uma vida fácil no primeiro mandato. Os projetos sempre foram muito discutidos e até modificados”, destacou. Ainda conforme Lacerda, o momento não é de discutir quem saiu ganhando ou perdendo, mas de debater os interesses da cidade.

Parceria com o governo do estado

O governador Antônio Anastasia (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), se reuniram no início da tarde desta terça-feira para anunciar parcerias na execução de obras viárias programados para o Vetor Norte da capital. Segundo Lacerda, nas próximas semanas mais detalhes das obras devem ser anunciados e os valores que serão empenhados na parceria.