O secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, indicou mais um integrante do seu partido, o PDT, para ocupar cargo no órgão. Nessa terça-feira, o Diário Oficial trouxe a nomeação como assistente técnico de Enilson Roberto da Silva, pedetista de Barretos, cotado para assumir o escritório da pasta na cidade. Ortiz foi indicado para a secretaria pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, e chegou até a acomodar na pasta um filho do parlamentar. O PDT apoia o governo na Assembleia paulista.
Leia Mais
Paulinho da Força Sindical usa secretaria para articular novo partidoJustiça bloqueia bens de Paulinho da ForçaVice de Paulinho diz que apoiaria Haddad em 2º turnoAlém das indicações políticas na direção da pasta, responsável por implementar projetos de qualificação profissional e de atendimento ao trabalhador, foram nomeados como diretores técnicos dos escritórios regionais da secretaria integrantes do PDT ou sindicalistas ligados à Força. Dos 21 escritórios regionais, pelo menos nove estão nas mãos de pedetistas ou de sindicalistas ligados à entidade.
Questionada, a pasta informou, por meio da assessoria de imprensa, que “todos os ocupantes de cargos na secretaria atendem aos requisitos legais e preenchem as atribuições dos cargos para os quais foram designados, em conformidade com o Art. 37 da Constituição Federal”.
Em 2012, o Ministério Público instaurou inquérito civil público para investigar as nomeações.