Leia Mais
De olho na reeleição, Dilma cria canal com prefeitosSarney diz que PMDB vai apoiar reeleição de DilmaDeputados votam unificação das eleições junto com minirreforma políticaGrupo da reforma política discute duração de mandatos majoritáriosAinda conforme a proposta, os mandatos de senador também serriam modificados. Cada representante de estado no Senado ficaria com mandato de apenas cinco anos. Atualmente, permanecem oito anos no cargo.
A eleição de suplentes de senador também mudaria, de acordo com a PEC em tramitação na Câmara dos Deputados. Conforme o texto em disccusão, serão suplentes do eleito o segundo e o terceiro candidatos com maior número de votos. Hoje, elege-se uma chapa fechada – o eleito já traz os dois suplentes.
Para garantir a realização simultânea de eleições para todos os cargos, a proposta estabelece que, excepcionalmente, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 terão mandatos seis anos. Da mesma forma, os integrantes do Senado escolhidos em 2018 ficarão nove anos na posição.
Tramitação
Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja acatada, seguirá para uma comissão especial criada especialmente para sua análise.
Com Agência Câmara