O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra segue internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O quadro do irmão do vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PDT), continua inalterado. Lyra segue lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos mas, segundo a assessoria do vice-governador, o quadro ainda é grave.
No fim do ano, Fernando Lyra apresentou uma infecção urinária que causou complicações no seu problema de insuficiência cardíaca, afetando inclusive sua capacidade de respiração, mas não houve necessidade de submeter Lyra a respirar com a ajuda de aparelhos. O ex-ministro segue sem previsão de sair da UTI.
De acordo com os médicos, a retenção de líquido sobrecarrega o coração, fazendo com que o batimento fique desregular, afetando também o sistema respiratório. Lyra segue respirando sem o auxílio de aparelhos e segue sem previsão de sair da UTI. Enquanto isso, os médicos trabalham para amenizar a retenção de líquido para, assim, normalizar o batimento e a capacidade respiratória de Lyra.
Fernando Lyra foi deputado federal pelo antigo MDB, partido que fazia oposição ao regime militar no Brasil. Foi ministro da Justiça de José Sarney e, em 2003, foi nomeado presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), deixando o cargo em 2011.