Se aprovado, projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados vai obrigar os órgãos e entidades do governo federal a divulgar demonstrativo contábil de receitas e despesas em concursos públicos. A medida está prevista no Projeto de Lei 4528/12, do deputado Júlio Campos (DEM-MT).
Leia Mais
Aprovado no Senado, direito de faltar ao trabalho para fazer concurso tramita na Câmara Senado aprova fim de concurso para formar exclusivamente cadastro de reservaMP investiga fraude em concurso público no Norte de Minas Salários de cargos na administração federal podem chegar a R$ 24 milConcurso público para cadastro reserva pode ser caça-níquel, segundo especialistas“Apesar dos expressivos montantes de recursos envolvidos, os órgãos e entidades da administração pública não costumam divulgar demonstrativos que comprovem a efetiva aplicação da receita decorrente do pagamento das taxas de inscrição. Essas informações são de evidente interesse geral”, argumentou Campos.
Pena
De acordo com o projeto, a autoridade responsável pelo órgão ou pela entidade que descumprir a nova regra estará sujeita a penas previstas nos casos de improbidade administrativa (Lei 8429/92), como perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.
Tramitação
O projeto, que foi apensando ao PL 3641/08, tramita em caráter conclusivo e passa pela análise das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com Agência Câmara