Com apenas dois vetos para serem votados nesta sexta-feira, o primeiro dia de trabalho do vereadores de Belo Horizonte se restringirá às negociações pelas presidências das comissões da Câmara. Para as principais cadeiras das comissões de Legislação e Justiça, Administração Pública e Meio Ambiente e Política Urbana os indicados já foram acertados nos bastidores, ficando as duas primeiras com dois estreantes no Legislativo municipal, os vereadores Marcelo Aro (PRP) e Juninho (PT), respectivamente, e a de Meio Ambiente com Elaine Matozinhos (PTB). Para outras comissões, no entanto, as direções não estão fechadas, como é o caso da Saúde e Saneamento e de Orçamento e Finanças.
Leia Mais
Câmara de BH terá que mudar critérios para vereadores usarem verba indenizatóriaProposta que corta salário de vereadores promete polêmica após recesso parlamentarVitória de Léo Burguês para presidência da Câmara não é derrota da PBH, diz LacerdaCargos comissionados na prefeitura de BH despertam impaciência dos vereadores Vereadores de BH querem dar festas sem pagar taxas por uso de ruas e praçasBarraco armado na Câmara de BH; vereadores não se entendemVereadores de BH batem-boca e promovem gritaria no plenário da CâmaraVereador de BH quer ser expulso do PSB; mesmo partido do prefeito de BHMinistério Público investiga contratações irregulares na Câmara de BHSobre a dificuldade de enfrentar um grupo de vereadores resistente às demandas da PBH – desde a vitória de Léo Burguês (PSDB) na disputa pela Presidência da Casa vários parlamentares ressaltaram que a marca desta legislatura será uma posição mais independente em relação ao Executivo –, o novo líder do governo prefere minimizar possíveis dificuldades para emplacar as matérias com seus colegas.
“Não vejo problemas nesse tipo de negociação. Estou há 16 anos nessa atividade, e todo começo de legislatura é parecido, com os novos vereadores procurando se informar sobre a tramitação de projetos e as discussões ganhando ritmo aos poucos. Os projetos da prefeitura devem chegar um pouco mais para a frente”, explica Preto.
Ao tomar posse para seu segundo mandato, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) destacou que duas propostas importantes da prefeitura serão enviadas à Câmara neste semestre: uma que permitirá a ampliação de hospitais privados e filantrópicos e uma que prevê o ajuste na legislação urbanística da cidade para o uso de terrenos para habitações de baixa renda. Segundo o prefeito, os projetos já estão em fase adiantada de elaboração, mas ainda não há data confirmada para serem apresentados aos vereadores.