Com quase meia hora de atraso, começa a solenidade para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Marcada para ter início às 10 horas, a reunião foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RGS), com o parlamentar fazendo um balanço da sua gestão nos últimos dois anos. Maia abriu a sessão com uma homenagem às vítimas do incêndio na boate em Santa Maria (RGS), repetindo o gesto do então presidente do Senado, José Sraney (PMDB/AP), na última sexta-feira, quando abriu os trabalhos que elegeu o senador Renan Calheiros (PMDB//AL) presidente do Senado para os próximos dois anos.
Os candidatos à eleição na Câmara intensificam a campanha nos minutos que faltam para o início da sessão que escolherá o presidente para o biênio 2013/2014. Uma revista com cópia de reportagens que revelaram acusações contra o candidato favorito, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), circula na Casa. A resenha foi distribuída nos gabinetes dos deputados que encontraram a publicação ao chegar à Câmara. A revista com 50 páginas não mostra o nome do responsável pela sua elaboração nem pela distribuição.
Henrique Alves e os candidatos da chapa oficial dos partidos para os demais cargos da Mesa estão fazendo visitas aos gabinetes dos líderes na manhã desta segunda-feira pedindo votos para a eleição. Disputam com Alves os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ) e a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Os três concorrentes também estão pedindo votos pelas dependências da Câmara.
Com Agência Estado