(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereador de BH quer ser expulso do PSB; mesmo partido do prefeito de BH


postado em 05/02/2013 06:00 / atualizado em 05/02/2013 07:47

Alexandre Gomes anunciou em plenário suas desavenças com o PSB (foto: Mila Milowski/CMBH )
Alexandre Gomes anunciou em plenário suas desavenças com o PSB (foto: Mila Milowski/CMBH )
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que reconduziu L[eo Burguês (PSDB) à Presidência da Casa por mais dois anos, continua causando desentendimentos entre aliados. Na sessão plenária de ontem, o veterano Alexandre Gomes (PSB), vereador desde 1993, surpreendeu colegas e anunciou seu “desligamento temporário” do partido que integra desde 2004. Ele explicou que abriu mão de todos os privilégios que teria por ser do partido do prefeito Marcio Lacerda, mas disse que continuará cumprindo suas obrigações enquanto tenta negociar uma saída pacífica para que não perca seu mandato. “Não estou em sintonia com o partido. Expresso aqui minha vontade pública de deixá-lo, mas não posso”, discursou ontem na Câmara, sem esconder que a sua intenção é ser expulso do partido. Seu correligionário, Daniel Nepomuceno (PSB), disse desconhecer no regimento do partido a opção de desligamento temporário: “Isso não existe”.


Segundo Alexandre Gomes, que não votou na eleição da mesa diretora, realizada em 1º de janeiro, insinuações de que ele teria apoiado a chapa que reelegeu Burguês o desagradaram muito e ele espera conseguir negociar uma expulsão do PSB para que possa manter o mandato. Caso contrário, se realmente deixar a legenda, ela poderá reivindicar o cargo para o suplente. “Eu não votei porque fui impedido”, justificou-se o vereador. Alexandre afirma que estava fora do espaço do plenário na hora da votação, com Adriano Ventura (PT).

A rusga entre aliados de Lacerda, não para por aí – ela se estende com a briga por espaço dos partidos aliados no governo municipal. O vereador Pablito (PSDB) aproveitou a sessão de ontem para criticar a intenção da prefeitura de terceirizar o serviço de atendimento telefônico municipal de reclamações BH Resolve, realocando os atuais servidores em outros setores da prefeitura, e fez um apelo ao prefeito para ouvir as reivindicações desses trabalhadores.

A reeleição de Burguês para presidente da Câmara foi marcada por disputas veladas entre PSB e PSDB, e só foi decidida nos últimos instantes. Outros nomes do PSDB foram ventilados para o cargo, como o de Pablito e de Henrique Braga, que chegou a disputá-lo mas perdeu. O placar da votação foi 21 votos para Burguês e 14 para Braga. Do lado do PSB, o vereador Bruno Miranda (PDT) era um dos preferidos para o cargo, e posteriormente o partido passou a apoiar Henrique Braga.

Após a eleição, desentendimentos no PPS também causaram polêmica. Mesmo tendo apenas dois vereadores, Ronaldo Gontijo e Valdivino, o partido não conseguiu manter a unidade. A orientação do diretório municipal era para que votassem no nome indicado por Lacerda, mas Valdivino votou em Burguês e causou constrangimentos. No PT também não houve unidade e, dos seis vereadores petistas, apenas Silvinho Resende votou em Henrique Braga. Os outros cinco se abstiveram.

 

Comissões

O vereador Henrique Braga (PSDB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte e deve ficar no cargo até o ano que vem. Outro vereador que representa setores religiosos, Jorge Santos (PRB), será o vice-presidente. Elvis Cortês (PSDC) vai presidir a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e Pedro Patrus (PT) será o vice. A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana será presidida por Elaine Matozinhos (PTB) e terá Autair Gomes (PSC) como vice. Na sexta-feira, ficou definido que Ronaldo Gontijo (PPS) vai presidir a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e que Pelé do Volei (PTdoB) será o vice. A Comissão de Saúde e Saneamento terá Dr. Nilton (PSB) e Bruno Miranda (PDT) como presidente e vice.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)