A rusga entre aliados de Lacerda, não para por aí – ela se estende com a briga por espaço dos partidos aliados no governo municipal. O vereador Pablito (PSDB) aproveitou a sessão de ontem para criticar a intenção da prefeitura de terceirizar o serviço de atendimento telefônico municipal de reclamações BH Resolve, realocando os atuais servidores em outros setores da prefeitura, e fez um apelo ao prefeito para ouvir as reivindicações desses trabalhadores.
A reeleição de Burguês para presidente da Câmara foi marcada por disputas veladas entre PSB e PSDB, e só foi decidida nos últimos instantes. Outros nomes do PSDB foram ventilados para o cargo, como o de Pablito e de Henrique Braga, que chegou a disputá-lo mas perdeu. O placar da votação foi 21 votos para Burguês e 14 para Braga. Do lado do PSB, o vereador Bruno Miranda (PDT) era um dos preferidos para o cargo, e posteriormente o partido passou a apoiar Henrique Braga.
Após a eleição, desentendimentos no PPS também causaram polêmica. Mesmo tendo apenas dois vereadores, Ronaldo Gontijo e Valdivino, o partido não conseguiu manter a unidade. A orientação do diretório municipal era para que votassem no nome indicado por Lacerda, mas Valdivino votou em Burguês e causou constrangimentos. No PT também não houve unidade e, dos seis vereadores petistas, apenas Silvinho Resende votou em Henrique Braga. Os outros cinco se abstiveram.
Comissões
O vereador Henrique Braga (PSDB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte e deve ficar no cargo até o ano que vem. Outro vereador que representa setores religiosos, Jorge Santos (PRB), será o vice-presidente. Elvis Cortês (PSDC) vai presidir a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e Pedro Patrus (PT) será o vice. A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana será presidida por Elaine Matozinhos (PTB) e terá Autair Gomes (PSC) como vice. Na sexta-feira, ficou definido que Ronaldo Gontijo (PPS) vai presidir a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e que Pelé do Volei (PTdoB) será o vice. A Comissão de Saúde e Saneamento terá Dr. Nilton (PSB) e Bruno Miranda (PDT) como presidente e vice.