Em seu programa semanal de rádio, a presidente Dilma Rousseff recomendou à população que aproveite o carnaval, mas com cuidado na hora de dirigir. A principal preocupação de Dilma se refere aos motoristas que ingerem bebidas alcoólicas antes de assumir o volante. "De cada cinco acidentes nas estradas do nosso País, um é provocado por motorista que estava sob efeito do álcool", alertou nesta manhã, durante o programa "Café com a Presidenta".
Dilma lembrou que a Lei Seca está mais rigorosa e que a ingestão de qualquer quantidade de álcool por motoristas é considerada infração gravíssima. "Quem for pego dirigindo depois de beber vai pagar multa de R$ 1.915 e ainda vai ter carteira de motorista suspensa por um ano. Dependendo do nível alcoólico, pode até ser preso", alertou.
Em relação à recusa de motoristas diante do bafômetro, a presidente advertiu que a polícia e os agentes de trânsito têm outras maneiras de comprovar que a pessoa está sob efeito do álcool, como fotos, vídeos e depoimentos de testemunhas. "Tudo isso serve como prova. O motorista que apresentar sinais visíveis de embriaguez e se recusar a fazer o teste pode ser preso."
A presidente está na Bahia, aproveitando a folga de carnaval.