Depois do estranhamento que marcou o início do novo mandato do prefeito Marcio Lacerda (PSB), socialistas e tucanos selaram a paz e acertaram os ponteiros para as indicações de governo. Dentro das condições colocadas por Lacerda – que não abre mão de avaliar o perfil técnico e psicológico das indicações para as funções –, na reunião realizada nessa segunda-feira entre o presidente estadual Marcus Pestana e o prefeito houve consenso para a maior parte dos cargos de primeiro escalão. O PSDB manterá as posições que ocupa hoje na Secretaria Municipal de Saúde, de Desenvolvimento, na BHTrans, além das regionais Pampulha e Barreiro. Vai também ampliar a participação, na condição de aliado principal, substituindo a posição ocupada pelo PT no mandato passado.
Leia Mais
Lacerda se mostra disposto a conversar com partidos sobre suas indicações para a PBHDepois de provocar tensão entre tucanos, Lacerda ensaia paz com o PSDBFalta de traquejo em negociações no início do segundo mandato deixa Lacerda isoladoLacerda mescla perfil técnico e político para indicar nomes da equipe de governoTucanos queriam mais cargos na gestão de Lacerda na PBHMarcio Lacerda anuncia hoje a equipe de governo para o segundo mandato na PBHLacerda deve anunciar novo secretariado nesta quinta-feiraEquação
A montagem do governo tem de associar sustentação política – não apenas na Câmara Municipal, mas também no estado – com a qualidade da gestão. “Não é equação simples. É complexa. Abrimos leque de alternativas, mas certamente haverá surpresas”, considerou o presidente do PSDB, em referência ao fato de que alguns nomes que ainda não foram cogitados serão chamados.
No PSDB, é certo que o deputado estadual João Leite, que é presidente municipal da legenda, permaneça na Assembleia Legislativa, onde será reconduzido à Presidência da Comissão de Segurança Pública. O parlamentar, que foi cotado para a Secretaria municipal de Polícias Sociais, comanda, no plano nacional, o Fórum Nacional das Comissões de Segurança Pública das assembleias legislativas e está muito preparado para fazer o debate. Há, contudo, a expectativa de que o ex-vereador Heleno filie-se ao PSDB e assuma a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O PSDB chegou a reivindicar, além das pastas que já ocupa, a Urbel, a Sudecap, a Belotur, a Prodabel, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, pastas na área social, além das regionais Venda Nova, Nordeste e Barreiro. Não levará tudo, mas conseguirá ocupar pastas de peso político. Resolvida a situação com os tucanos no governo, Lacerda trata de pacificar as demandas dos outros partidos aliados. Dos 19 que integraram a coligação, o PPS quer a Secretaria de Educação, para a qual seria nomeado o vereador Ronaldo Gontijo, abrindo espaço na Câmara Municipal para a primeira suplente, ex-vereadora Sílvia Helena. O PV, representado na chapa vitoriosa pelo vice Délio Malheiros, pleiteia a Secretaria de Meio Ambiente e uma regional.