Sob gritos e xingamentos, a blogueira cubana Yoani Sánchez foi recebida na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Com a interrupção da sessão plenária, deputados - que desde ontem eram contrários à transmissão do filme "Conexão Cuba- Honduras", em que a ativista tenta mostrar a sua luta pela liberdade em Cuba -, manifestaram agressivamente após a chegada de Sánchez. A deputada Erika Kokay (PT DF) disse que era lamentável a sessão ser interrompida. "Tem que buscar uma dissidente de outro país para acabar com uma sessão de votação", disse.
O Deputado Ivan Valente (Psol SP) exigiu a presença do presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN) para dar continuidade aos trabalhos. Depois da confusão inicial, a palestra com Yoani Sánchez foi adiada. Durante a espera, os trabalhos de discursos foram retormados.
Mais cedo, a presença da cubana causou brigas entre os partidos na Câmara. Durante a sessão plenária, o deputado Amauri Teixeira (PT BA) criticou o convite e atacou parlamentares da oposição. "O Congresso já não trabalha e no dia que temos várias votações paradas, teremos a presença de uma blogueira de Cuba que não tem nada para acrescentar aos brasileiros", afirmou.
Sanchéz chegou ao Brasil na madrugada da segunda-feira e, desde então, tem sido vítima de protestos de defensores do regime castrista. A atuação dos manifestantes do PT e PC do B impediu a transmissão do documentário ontem em Feira de Santana, na Bahia, e obrigou a blogueira a cancelar eventos.
Leia Mais
Presença de blogueira cubana no Congresso continua causando brigas entre parlamentaresBlogueira cubana vai ao Congresso a convite de tucanos apesar da hostlidade sofrida na BahiaBlogueira cubana se diz "decepcionada" com DilmaBrasil concede visto de turista à dissidente cubanaProtesto com ovos e tomate na Câmara de Rio Acima termina em tumulto. Veja as imagensBlogueira cubana desembarca no RioBlogueira cubana Yoani diz se inspirar em frase de Dilma RousseffYoani quer fim de embargo dos EUAPT e PMDB impedem aprovação de proteção para blogueira cubanaMais cedo, a presença da cubana causou brigas entre os partidos na Câmara. Durante a sessão plenária, o deputado Amauri Teixeira (PT BA) criticou o convite e atacou parlamentares da oposição. "O Congresso já não trabalha e no dia que temos várias votações paradas, teremos a presença de uma blogueira de Cuba que não tem nada para acrescentar aos brasileiros", afirmou.
Sanchéz chegou ao Brasil na madrugada da segunda-feira e, desde então, tem sido vítima de protestos de defensores do regime castrista. A atuação dos manifestantes do PT e PC do B impediu a transmissão do documentário ontem em Feira de Santana, na Bahia, e obrigou a blogueira a cancelar eventos.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, comprometeu-se a pôr em votação na sessão desta quarta um requerimento solicitando que a Polícia Federal proteja a blogueira cubana durante sua permanência em território brasileiro. Henrique Alves levará ao plenário um texto alternativo ao requerimento original apresentado nesta terça pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que não foi aceito por setores governistas. "Essa não é uma questão de oposição ou de governo. (O tratamento a Yoani) está constrangendo o Brasil todo. Não é tradição do povo brasileiro (esse tipo de manifestação)", afirmou Alves.
Com Agência Estado e Agência Câmara