Mais 11 municípios
Outros 11 municípios aguardam decisão do TRE-MG para saber se haverá nova eleição. São acusados de irregularidades e, por isso, podem perder o mandato os prefeitos eleitos, em 2012, de Espinosa, Divinolândia de Minas, Olaria, Rochedo de Minas, Novo Oriente de Minas, Capela Nova, Romaria, Verdelândia, Mirabela, Água Boa e Orizânia.
Ibiá
A mais recente decisão do TER, resultando em nova eleição, aconteceu na noite dessa quinta-feira, que decidiu, por três votos a dois, confirmar a cassação, em primeira instância, do segundo colocado na disputa pela prefeitura de Ibiá., Hélio Paiva (PP).
Com a decisão, ficou definido ainda a realização de nova eleição no município, já que o primeiro colocado, Paulo José da Silva (PMDB), teve o registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa vitoriosa havia tido 44,3% dos votos e a segundo colocada, 33,3%. Atualmente, o município, situado no Alto Paranaíba, é administrado pelo presidente da Câmara Municipal.
Segundo a juíza do TRE-MG Alice Birchal, ficou comprovada a compra de votos com dinheiro em espécie por parte dos acusados, na ação proposta pelo Ministério Público. Também foi cassado o vereador eleito Adailson Gabriel Gonçalves, que, assim como Hélio Paiva, deverá pagar uma multa de 50.000 UFIRs.
Paulo José da Silva (conhecido como “Paulo Jibóia”), primeiro colocado na disputa, teve a candidatura indeferida pelo TSE por rejeição de contas públicas, referentes a mandato exercido anteriormente como prefeito no município, que conta com 17.700 eleitores.
Com informações do TRE-MG