Depois do bom desempenho nas eleições municipais do ano passado, o PSB do governador Eduardo Campos também deseja ampliar o número de estados governados pelos socialistas. Para dar força ao projeto presidencial de Campos, a legenda planeja disputar pelo menos o governo de 12 estados nas próximas eleições em 2014.
Outra dificuldade da legenda seria a inserção do partido nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os três juntos somam 58 milhões de eleitores, 41% do total do país.
A dificuldade do PSB na região Sudeste poderia ser superada com duas manobras políticas. A primeira seria reverter este quadro com o apoio do PPS de São Paulo. O ex-senador de Pernambuco e deputado federal Roberto Freire quer trazer José Serra para o partido. Assim, existe a possibilidade do ex-tucano concorrer novamente ao governo paulista, mas apoiando o projeto nacional de Eduardo.
Além deste “palanque” em São Paulo, o governador de Pernambuco também poderia contar com o apoio do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que presidente nacionalmente o PSD - partido que nasceu do DEM e foi “patrocinado” por Eduardo Campos.