A expectativa da bancada federal mineira do PMDB é de que um dos seis deputados seja contemplado com a reforma ministerial que será anunciada ainda este mês. No Estado com a maior malha rodoviária do país e que acumula ao longo do tempo um enorme passivo na infraestrutura viária, as atenções estão voltadas principalmente para o Ministério dos Transportes. “Será um dos seis deputados federais do partido, mas a decisão é da presidente Dilma Rousseff”, afirma o presidente estadual do PMDB, Antônio Andrade, para quem as pastas de Agricultura e de Transportes são as mais prováveis de terem indicação do partido de Minas. Dentro da legenda há inclusive os que sonham em emplacar os dois ministérios.
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Deputado Leonardo Quintão pode ser indicado para Ministério do TransportePeemedebistas estão insatisfeitos com participação do PMDB no governo DilmaNa convenção do PMDB, Dilma elogia Temer, mas evita confirmar nome do vice para 2014Senado aprova criação de novo ministério para micro e pequena empresaPoliticamente, o Ministério dos Transportes é, em Minas, o que mais pode agregar apoiamentos e votos ao governo Dilma. São históricas as reivindicações prometidas que jamais saem do papel. A lista é grande: a duplicação da BR-381, o Rodoanel destinado a redirecionar o trânsito pesado do Anel Rodoviário, que está em estado precário, exigindo intervenções urgentes. É também dramática a situação da BR-040, particularmente no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, além da duplicação da BR-135, de Curvelo a Montes Claros.
A expectativa é de que um ministro de Transportes mineiro atue em parceria com Bernardo Figueiredo, de Sete Lagoas, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), responsável pelo processo de concessão de rodovias. Em Minas, a BR-040 (BH-Juiz de Fora), a BR-116 (ligação mineira entre as divisas do Rio e da Bahia), a BR-050 e a BR-153 (ambas no Triângulo Mineiro); a 262 (entre o Triângulo e o Espírito Santo) estão na lista das concessões.
“Esta semana e na semana que vem teremos as conversas”, afirma Leonardo Quintão, em referência ao fato de que Dilma Rousseff esperou para dar início à reforma ministerial a convenção nacional do PMDB, que no sábado reconduziu o vice-presidente da República, Michel Temer, para um novo mandato de dois anos na presidência do partido.
Uma fila de obras: os projetos rodoviários que os mineiros querem ver sair do papel
Se um deputado mineiro de fato assumir a pasta dos Transportes certamente sofrerá fortes cobranças de seus conterrâneos e suas ações podem ter grande repercussão no estado. Ele terá de lidar com pleitos urgentes, como a duplicação das rodovias BR-381 e BR-040, a pavimentação da BR-367 e a construção do Rodoanel de Belo Horizonte. Minas tem a maior malha rodoviária do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, 58,3% das rodovias federais
no estado estão regulares, ruins ou em péssimas condições, o que corresponde a mais
de 6 mil quilômetros.
Duplicação da BR-381
Valor estimado: R$ 4,5 bilhões
(Obra entre BH e Governador Valadares)
• Foi a presidente Dilma Rousseff em pessoa quem anunciou a duplicação da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em cerimônia no Palácio da Liberdade, em junho do ano passado. Contudo, o segundo edital divulgado para realização da reforma – o primeiro também foi suspenso – foi invalidado no dia 22 de fevereiro e ainda não há previsão para divulgação de outro. No ano passado foram registrados 2.564 desastres na rodovia e 124 óbitos. Não à toa, a 381 foi apelidada de Rodovia da Morte. Seu traçado é baseado em rotas dos burros de carga que transitavam entre BH e João Monlevade e sua construção data da década de 1950. Foi projetada para comportar um fluxo médio de 500 veículos por dia; hoje o volume de tráfego ultrapassa em mais de 120 vezes a projeção original.
Duplicação da BR-040
Valor estimado: R$ 360 milhões
(Belo Horizonte a Ressaquinha)
• O leilão da concessão do trecho mineiro da BR-040 estava previsto para janeiro, mas foi adiado e deve ser divulgado até o início de junho. Estudos de viabilidade econômica da obra foram elaborados em 2007 e atualizados em 2012, audiências públicas para revisão das minutas dos editais já se encerraram. Em abril de 2011 o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia anunciado que a obra estaria concluída até este ano.
Pavimentação da BR-367
Valor estimado: R$ 300 milhões
• Estrada de terra batida idealizada por Juscelino Kubitstchek, teve sua pavimentação iniciada há mais de 30 anos, mas nunca concluída. Em fevereiro de 2010, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em visita a Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha, prometeu asfaltar os cerca de 60 quilômetros que faltam para pavimentar toda sua extensão, mas motoristas continuam sofrendo para transitar na região. Além de trechos em péssimas condições, entre Almenara e Salto da Divisa há perigosas pontes de madeira.
Construção do Rodoanel
Valor estimado: R$ 1,5 bilhão
• Ainda sem previsão, a obra que pode desafogar o Anel Rodoviário de Belo Horizonte será feita por meio de parceria entre o governo federal, estadual e a prefeitura. Serão três eixos, interligando as principais rodovias que cortam a região metropolitana. Para as alças Norte, Sul e Leste, já foram feitos estudos básicos, mas ainda não existe um projeto executivo. No pré-projeto elaborado pelo Dnit, o trecho norte teria 67,5 quilômetros e o trecho sul teria 35 quilômetros. Não há detalhes sobre o trecho lsseste. Já o Anel Rodoviário tem previsão de conclusão de conclusão para 2017 e as obras devem começar no meio deste ano.