Brasília – Fracassou a primeira tentativa de acordo para votação dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo, marcada para esta terça-feira as 19h. Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados não chegaram a um acordo para evitar a derrubada dos dispositivos.
Leia Mais
Vice-governador diz que Rio vai lutar para manter vetos aos royaltiesConfederação dos Municípios avalia que derrubar vetos dos royalties não será fácilDilma diz que governo será obrigado a aceitar decisão do Congresso sobre royaltiesGarotinho tenta acordo para evitar votação do veto dos royalties do petróleoParlamentares do RJ e ES catimbam votação dos royalties do petróleo no CongressoCongresso adia para amanhã votação dos vetos dos royalties do petróleo Alckmin diz que SP perderá R$ 4 bilhões se veto aos royalties for revertidoO líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), sugeriu que o Congresso Nacional adie a votação dos vetos e, em contapartida, tente construir um acordo para votar a Medida Provisória 592, que destina à educação 100% dos royalties dos poços a serem licitados. Com isso, não haveria mudança nas regras dos campos já licitados. A proposta, no entanto, não foi aceita pelos deputados dos estados não produtores.
Ao longo do dia, serão realizadas diversas reunião para tratar do assunto. Se não houver acordo, as bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo prometem usar de todos os mecanismos regimentais para atrapalhar a análise dos vetos.