O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE ) começa nesta quarta-feira o recadastramento em quatro cidades mineiras – das quais três são da Zona da Mata (Senador Firmino, Brás Pires e Dores do Turvo) e um município do Alto Paranaíba (Tapira). Desde 2009, o TRE já fez o mesmo procedimento em outras 21 cidades do Estado, somando quase 300 mil eleitores que passaram a ser identificados na hora da votação por meio da impressão digitação, que dificulta a fraude eleitoral.
Nos quatro municípios onde o recadastramento começa hoje, a previsão do TRE é que quase 20 mil eleitores procurem os cartórios eleitorais nessa cidades. Eleitores que não comparecerem ao recadastramento terão o título cancelado automaticamente e serão excluídos do banco de dados da Justiça Eleitoral.
O processo de identificação biométrica, além de colher as digitais, confirma a identidade de cada eleitor, fazendo uma completa revisão do cadastro eleitoral dos municípios envolvidos, buscando comprovar principalmente o vínculo do eleitor com a cidade.
Para se cadastrar, o eleitor deverá comparecer à Justiça Eleitoral com documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, certificado de quitação do serviço militar, certidão de nascimento ou casamento). Não serão aceitos a carteira de motorista e o novo passaporte. Além desses documentos, o eleitor deve levar comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 6 de março e 6 de dezembro de 2012. Outros documentos solicitados: título eleitoral e CPF (se o eleitor tiver o documento); e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).
Minas
Em 2013, a revisão biométrica em Minas será feita em cidades de regiões e portes diferenciados, de acordo com os equipamentos e recursos financeiros destinados ao projeto. Os cerca de 160 mil eleitores de Divinópolis também serão identificados biometricamente, neste ano, mas o período do recadastramento ainda não foi definido.
Minas Gerais fez suas primeiras eleições biométricas em 2010, nos municípios de Curvelo (100ª), Pará de Minas (202ª), Ponte Nova (224ª e 225ª) e São João Del Rei (256ª e 328ª). Nas Eleições 2012, mais de 270 mil eleitores mineiros, em 21 municípios, votaram em urnas com identificação biométrica. No país, foram 7,7 milhões de eleitores, de 299 municípios e 24 estados.
Brasil
No Brasil, a biometria começou em 2008, nas cidades de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO), quando foram recadastrados pouco mais de 40 mil eleitores.
Em 2013, já está previsto o recadastramento biométrico de 14,5 milhões de eleitores, de 470 cidades do país. A Justiça Eleitoral prevê que até 2018 todo o cadastro nacional de eleitores esteja alimentado com os dados biométricos.
Com informações do TRE-MG