(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ação de líder do PSDB impede aprovação do Orçamento no Senado


postado em 07/03/2013 08:57 / atualizado em 07/03/2013 08:59


Um pedido de verificação de quórum feito pelo líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), impediu a aprovação do Orçamento de 2013 em sessão do Congresso na madrugada desta quinta-feira. Como a maioria dos senadores já tinha deixado o plenário após a votação do veto sobre a nova distribuição dos royalties, não foi possível concluir a aprovação. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu a proposta como aprovada na Câmara e convocou nova sessão para a próxima semana para os senadores analisarem o tema.

O líder tucano sustentou que não seria possível votar a proposta do Orçamento devido à pendência de votação de 3 mil vetos, o que na visão dele, trancaria a pauta no Congresso. Para Aloysio, a derrubada da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux permite apenas a votação de vetos sem respeitar a ordem cronológica, mas não de outras propostas, como o Orçamento. Ele ressaltou que foi a falta de parlamentares da base aliada que impediu a votação. "Nós, da oposição, temos apenas 14 dos 81 senadores".

Como o Orçamento não foi votado no ano passado, a presidente Dilma Rousseff editou uma Medida Provisória em dezembro para garantir alguns dos investimentos previstos na peça. Além de poder executar recursos empenhados em anos anteriores, o governo pode ainda executar ao longo deste período despesas com gastos com custeio previstas na proposta original enviada ao Congresso em agosto de 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)