Leia Mais
Parlamentares entrarão com mandado no STF contra derrubada de vetos dos royaltiesRio suspende todos os pagamentos até Supremo decidir sobre royaltiesDilma tem 48 horas para promulgar decisão do Congresso sobre royalties do petróleoSegundo Temer, a derrubada do veto presidencial à partilha dos royalties, nessa quarta-feira pelo Congresso Nacional, é uma prerrogativa do Legislativo. Ele avaliou que cabe uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (Adin) pelos estados que perderão recursos. Para o presidente interino, a segurança jurídica dos contratados é um ponto que pode ser questionado.
"O fundamento principal do veto da presidenta Dilma foi exatamente respeitar contratos, tanto que acabei de dizer: ela fez o que, ao meu modo de ver, deveria ter feito. Agora isso criou um problema jurídico cuja a ultima palavra será dada pelo Supremo Tribunal Federal ”, disse após palestra para alunos da Fundação Getulio Vargas (FGV), na capital fluminense.
Agora há pouco, o governo do estado do Rio anunciou que vai recorrer ao STF contra a decisão do Congresso Nacional, assim que esta for formalizada. O governador Sérgio Cabral informou, em nota distribuída para a imprensa, que estão suspensos “todos os pagamentos do estado, com exceção dos servidores públicos,” até que a constitucionalidade do projeto de lei seja julgada.