O ex-presidente Lula (PT) será homenageado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg) com o título de Cidadão Honorário do estado. A honraria, concedida a pessoas que tenham desenvolvido papel relevante para a vida dos mineiros, será entregue em reunião especial na Casa, dia 15 de abril, às 19hs. O projeto é de iniciativa do deputado Rogério Correia (PT), mas contou com o apoio de parlamentares de vários partidos, inclusive de adversários, como PSDB e DEM. O decreto do governador Antônio Anastasia (PSDB) autorizando a homenagem foi publicado no dia 18 de novembro de 2011.
Para justificar o ato, o deputado afirmou que Lula foi o presidente que mais ajudou Minas Gerais. “É uma honra para o estado. Ele mudou a realidade de regiões como o Norte de Minas e o Vale do Mucuri. São vários programas de infraestrutura”, disse. E aproveitou para cutucar adversários. “Ele é muito mais mineiro que muitos políticos que tem por aí”. Ainda segundo Correia, Lula já garantiu que estará presente na data. O deputado agora aguarda a confirmação da participação da presidente Dilma Rousseff, que disse que poderá estar presente no dia da homenagem.
Leia Mais
Cantora Ivete Sangalo recebe título de cidadã honorária de Minas Lula e FHC mantêm 15 anos de tiroteio verbal vuisando a disputa do poderDeputados mineiros legislam para celebridadesAécio critica Dilma e Lula e diz que governo tem sido 'omisso' com interesses de MinasMPF recorre da decisão que livrou Lula de improbidadeLula nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. O petista foi presidente da República por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2003 e 2010. Ao sair, elegeu sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.