Lacerda levou quase dois meses para escolher a equipe de governo porque preicsou de uma ampla costura política para contemplar a maioria dos 19 partidos políticos que integraram a aliança formada para a campanha à reeleição. Reeleito, o prefeito chegou a anunciar que queria fazer testes psicológicos para escolher os indicados pelos partidos - sinalizando que queria colaboradores com perfil eminentemente técnico.
Leia Mais
Lacerda mescla perfil técnico e político para indicar nomes da equipe de governoLacerda diz que não está preocupado com a oposição e perfil do secretariado será técnicoMilitantes do PSB reclamam de falta de espaço na equipe da Prefeitura de BHPartidos aliados de Lacerda buscam espaço no 2º e 3º escalões da PBHCandidatura fora dos planos pode afastar Lacerda da PBH para campanha políticaNas 14 pastas municipais, que Lacerda classificou como secretarias temáticas, quatro serão comandadas por secretários com perfil exclusivamente técnico: Planejamento, Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Finanças. Além de outros três cargos de primeiro escalão que, em geral, não despertam a cobiça das lideranças partidárias: Controladoria-Geral do Município, Procuradoria- Geral do Município e Assessoria de Comunicação. Nesses três casos, continuam nos cargos Cristiana Fortini, Rúsvel Beltrame e Régis Souto, respectivamente.
Dos partidos contemplados, os tucanos foram os que mais obtiveram secretarias na gestão de Lacerda, um total de quatro. O atual secretário de Saúde, Marcelo Teixeira, foi mantido no cargo; e o PSDB ganhou ainda as secretarias de Desenvolvimento, que ficou com o ex-prefeito de Juiz de Fora Custódio Matos; de Segurança Urbana e Patrimonial, sob o comando do coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Hélio Santos Júnior; e de Políticas Sociais, com a ex-deputada estadual Gláucia Brandão..