(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda dá posse a 20 novos colaboradores do primero escalão da PBH


postado em 11/03/2013 12:58 / atualizado em 11/03/2013 15:33

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), empossou na manhã desta segunda-feira 20 novos colaboradores de primeiro escalão. O anúncio de toda a equipe de governo foi feito no último dia 28 de fevereiro e quase dois meses depois de Lacerda tomar posse, no dia 1º de janeiro, para os quatro anos do segundo mandato. Assumiram os cargos, nesta manhã, 10 secretários, 7 administradores regionais , que têm status de secretários, e três diretores de autarquias. Veja a lista ao lado.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)
Na ocasião do anúncio da equipe completa da equipe de governo de Lacerda, foram divulgados os nomes de 23 secretários municipais (entre pastas temáticas e regionais), além de outros nove cargos de primeiro escalão, incluindo a administração indireta (autarquias, fundações e empresas). Dos 32 integrantes anunciados, apenas 13 são oriundos do primeiro mandato, sendo quatro secretários municipais.

Lacerda levou quase dois meses para escolher a equipe de governo porque preicsou de uma ampla costura política para contemplar a maioria dos 19 partidos políticos que integraram a aliança formada para a campanha à reeleição. Reeleito, o prefeito chegou a anunciar que queria fazer testes psicológicos para escolher os indicados pelos partidos - sinalizando que queria colaboradores com perfil eminentemente técnico.

As escolhas de Lacerda acabaram chegando a meio termo. O prefeito cedeu aos políticos, porém não deixou de lado a formação profissional para concordar com a indicação política. Na lista de Lacerda fica claro que ele conseguiu mesclar nomes com lastro político, além de profissionais de carreira. O tripé da administração de Lacerda conta ainda com antigos colaboradores, alguns da época quando ele era empresário e geria uma empresa na área de telecomunicação

Nas 14 pastas municipais, que Lacerda classificou como secretarias temáticas, quatro serão comandadas por secretários com perfil exclusivamente técnico: Planejamento, Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente e Finanças. Além de outros três cargos de primeiro escalão que, em geral, não despertam a cobiça das lideranças partidárias: Controladoria-Geral do Município, Procuradoria- Geral do Município e Assessoria de Comunicação. Nesses três casos, continuam nos cargos Cristiana Fortini, Rúsvel Beltrame e Régis Souto, respectivamente.

Dos partidos contemplados, os tucanos foram os que mais obtiveram secretarias na gestão de Lacerda, um total de quatro. O atual secretário de Saúde, Marcelo Teixeira, foi mantido no cargo; e o PSDB ganhou ainda as secretarias de Desenvolvimento, que ficou com o ex-prefeito de Juiz de Fora Custódio Matos; de Segurança Urbana e Patrimonial, sob o comando do coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Hélio Santos Júnior; e de Políticas Sociais, com a ex-deputada estadual Gláucia Brandão..


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)