Leia Mais
Lacerda dá posse a 20 novos colaboradores do primero escalão da PBHLacerda se encontra com prefeitos da Grande BH e mira 2014Lacerda escolhe equipe de governo com forte viés técnico; sem esquecer aliados políticosLacerda apresenta plano de metas e afirma que queda na arrecadação dificulta reajustesPresidente do PSB dá ultimato a Lacerda e faz convite para Quintão disputar eleiçãoAécio e Lacerda são citados em cartas da embaixada americana Campanhas eleitorais devem ser financiadas só com dinheiro públicoDuas candidaturas são anunciadas para disputar o governo de MinasParticipou da solenidade de posse o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), designado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) para representá-lo. Potencial candidato ao Palácio Tiradentes, Alberto Pinto Coelho considerou as eleições de 2014 “um processo distante” quando indagado se será possível manter o arco de alianças que elegeu Lacerda no ano passado, com 19 partidos – entre eles o PSDB, o DEM, o PPS, o PSB e o PP. Segundo ele, há no momento no Congresso Nacional o desafio de aprimorar gestões futuras, com a aprovação das matérias que corrigem distorções na distribuição de recursos e poder na federação.
Técnicos
Alberto Pinto Coelho foi convidado por Lacerda para participar da foto oficial do novo secretariado. O primeiro escalão sugere um governo com um viés técnico: as pastas de Obras e Infraestrutura, a Sudecap, Finanças, Planejamento, Meio Ambiente, Comunicação e a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, além da Educação. Em alguns casos, como o de Sueli Baliza (PSB), que comanda a Educação, ao perfil técnico se mescla a questão política, com a filiação partidária.
Lacerda delegou ao PSB cinco posições em primeiro escalão, mantendo entre elas a Secretaria de Serviços Urbanos, com Daniel Nepomuceno. A participação do PSDB, principal aliado, no governo cresceu de três para sete posições. Os tucanos mantiveram a Saúde, com Marcelo Teixeira, a BHTrans, com Ramon Victor César, e a Regional Pampulha, com Humberto Pereira de Abreu Júnior, e assumiram as secretarias de Políticas Sociais e de Desenvolvimento, além da Regional Barreiro e da Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial.
Também na posse do primeiro escalão de Marcio Lacerda ontem, estava o secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, do PSD. Com a legenda rachada nas eleições – a executiva estadual apoiou Patrus Ananias (PT) e a municipal, Marcio Lacerda – coube a Silveira fazer o enfrentamento na Justiça para manter o tempo de televisão da nova sigla com o socialista. Por isso, Silveira indicou a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo.