Leia Mais
Juízes apreensivos com a greve dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas GeraisGoverno de Minas envia projeto à Assembleia com reajuste de servidores estaduaisGoverno promete pagar servidores da UERJ até quartaEstatuto do Concurso Público deve ser votado nesta quarta-feira no CongressoSalários de cargos na administração federal podem chegar a R$ 24 milConcurso público para cadastro reserva pode ser caça-níquel, segundo especialistasA maior parcela de funcionários não concursados se verifica nos cargos DAS-3, de remuneração mais elevada. Nessa faixa, 28,9% dos servidores nomeados não são concursados. São, no total, 4.240 cargos providos, dos quais 1.226 ocupados por funcionários sem cargo público, 166 a mais do que o corte de 25%.
O limite foi aprovado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como uma resposta à crítica de que haveria excesso de nomeações políticas.
O governo nega que esteja desrespeitando o teto de 25% e afirma haver "inconsistências" no seu Boletim Estatístico de Pessoal. Segundo o Ministério do Planejamento, o boletim "não reflete o conceito do decreto" pois inclui, no cálculo, funcionários que estão em processo de nomeação, mas ainda não foram efetivamente nomeados. O ministério informou que a metodologia utilizada no boletim será alterada para as futuras edições.