Leia Mais
Desconforto entre Dilma e Eduardo Campos é visível durante evento em PEPDT deve buscar alternativa a Dilma, diz PaulinhoDilma chega a Durban, na África do Sul, para a cúpula do BricsEm fala de 50 minutos, Dilma cita Lula 11 vezesEduardo Campos e Dilma trocam farpas em palanque dividido em PernambucoDilma fez questão de abrir espaço, em seu discurso, para que Bezerra anunciasse a construção de um trecho da Transnordestina. “Além de lançar a concessão ferroviária que liga o Porto de Suape ao Porto de Aratu (BA), que é essa ferrovia Recife-Salvador, nós vamos também ter a opção – que é um sonho antigo, sonho de mais de 60, 70 anos – de criar a Centro Atlântica de Juazeiro até Salvador. Com apoio do governador Eduardo Campos, com apoio da presidente Dilma, a gente está obtendo uma grande conquista: a integração ferroviária do Nordeste”, afirmou o ministro.
A presidente prometeu que o governo brasileiro fará novos investimentos no setor, além dos R$ 133 bilhões previstos para os próximos 25 anos. “Nós vamos mudar ainda mais”, destacou Dilma Rousseff. (PTL)
Cúpula discute parcerias
A presidente Dilma Rousseff se reúne hoje e amanhã, em Durban, na África do Sul, com os líderes políticos da Rússia, Índia, China e África do Sul, na 5ª Cúpula do Brics. Em pauta, o esforço conjunto para ampliar parcerias econômicas e comerciais. Um dos destaques da discussão deve ser a criação de uma nova instituição bancária, uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Pelos dados do FMI, os Brics são responsáveis por cerca de um terço da população mundial e mais de um quarto da área terrestre. De acordo com informações do governo chinês, de 2001 a 2010, o comércio entre os países do grupo teve aumento anual de 28%, alcançando US$ 230 bilhões.