Os ânimos continuam acirrados na disputa pela Prefeitura de Diamantina, na Região Central de Minas. O clima tenso da campanha se estendeu pela madrugada deste domingo e três pessoas foram detidas por distribuição ilegal de panfletos na Praça Dom Joaquim, no Bairro Consolação. Segundo a Polícia Militar, o material afirmava que o candidato tucano Paulo Célio, da Coligação 'Diamantina Unida Mais Ainda' estaria cassado e não poderia ser eleito. Um dos detidos estava com um cheque assinado pela campanha do candidato do PT, Marcos Tibães, da Coligação Acorda Diamantina.
Leia Mais
Segunda chamada nas urnasEleição fora de época em Minas dá vantagem para os tucanosMunicípio de SP volta às urnas em clima de tensãoMinas Gerais tem quatro novos prefeitosSegundo o cartório eleitoral, os três candidatos estão aptos para a disputa. Se ficar comprovada a autoria do panfleto e Marcos Tibães (PT) vencer a disputa, ele pode ser punido até mesmo com a perda do mandato, se assim a Justiça Eleitoral decidir.
Durante a manhã deste domingo, outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia porque faziam boca de urna para o candidato do PT com uma identidade não autorizada. Com o crachá de fiscal e roupas caracterizando o partido estas pessoas podiam circular dentro dos locais de votação, o que é proibido pela legislação eleitoral. Segundo o cartório da cidade, a Coligação Acorda Diamantina não credenciou a pessoa que expediria as credenciais de fiscal e colocou muitos destes falsos fiscais nas ruas com um crachá que não é reconhecido. A justiça eleitoral chegou a retirar os crachás e solicitou que o grupo de dispersasse, mas eles continuaram atuando. Na delegacia foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e uma audiência marcada para que o juiz defina uma punição caso a caso.
Em Minas, quase 58 mil eleitores voltam às urnas neste domingo em mais três cidades além de Diamantina: Cachoeira Dourada, no Triângulo Mineiro; Biquinhas, na Região Central; e São João do Paraíso, no Norte. O resultado da eleição em Diamantina deve ser divulgado no começo da noite, por volta de 19h30.