Leia Mais
Líder do PSDB defende redução da maioridade penalGoverno critica proposta de redução da maioridade penalRedução da maioridade penal volta a ser discutida com o fim do recesso parlamentar Senado faz audiência pública para debater diminuição da maioridade penalMaioridade penal entra na pauta do SenadoGoverno Geraldo Alckmin 'requenta' plano de meta e bônus a policialPara ministro da Justiça, maioridade penal é intocável“O ECA é uma boa lei, garante os direitos dos jovens e dos adolescentes, mas não responde aos casos mais graves reincidentes”, defendeu. “Acho que o projeto está bem maduro, vem ao encontro da sociedade. Será importante na ressocialização e representa um avanço na lei, que é de 1990. Naquela década, por exemplo, não existia nem o crack”, argumentou.
Na proposta, Alckmin ainda sugere a adoção de agravante para adultos que cometam crimes se utilizando de menores e a possibilidade de internação por tempo indeterminado em casos de doenças mentais. O governador disse que tanto o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), quanto o do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comprometeram-se em acelerar a tramitação do projeto.
O assunto coloca em lados opostos petistas e tucanos. Na semana passada , o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse esperar que a proposta não prospere.