Brasília, 17 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, fracassou nesta quarta-feira na tentativa de emplacar a indicação de duas magistradas para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A derrota ocorreu depois da nomeação do assessor de imprensa e biógrafo de Barbosa, Wellington Geraldo Silva, para o cargo de conselheiro e presidente do conselho deliberativo do milionário fundo de previdência dos servidores do Judiciário, o Funpresp-Jud. Silva é funcionário do Banco do Brasil, mas atua no momento no STF. Entre as funções do conselho está a de definir as políticas de administração do fundo.
Nesta quarta, ao defender a indicação das duas magistradas para o CNJ, Barbosa informou que viajará na próxima semana e que estava preocupado com os prazos para a nomeação de conselheiros. Antes da posse, a indicação tem de ser aprovada pelo Senado. Em seguida, o escolhido é nomeado pela presidente da República.
A ministra Rosa Weber comprometeu-se a elaborar uma proposta de resolução para regulamentar o processo de escolha dos conselheiros. Outros ministros deverão apresentar mais candidatos às vagas. Possivelmente a escolha ocorrerá numa sessão administrativa a ser realizada após o fim do mandato dos atuais conselheiros.