São Paulo, 18 - O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer criticou nesta quinta-feira a condução da política externa brasileira pela presidente Dilma Rousseff. "(O ex-presidente) Lula tinha talentos diplomáticos indiscutíveis e não vejo esses talentos na presidente Dilma. Ela tem um menor interesse na política externa", afirmou Lafer, em um seminário no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), em São Paulo.
Lafer criticou ainda a agenda do governo para o Mercosul, bloco econômico que passa por um processo de "erosão" da homogeneidade implantada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo ele. Sem citar o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Lafer afirmou que "a agenda do PT para a região vem sendo produzida pelo professor Marco Aurélio (Garcia), assessor da Presidência".
"Há falta de foco e um exemplo foi a suspensão do Paraguai do Mercosul. O Brasil não liderou, se deixou levar pela posição da Argentina e seu "semibolivariano"", disse. Ainda segundo o ex-ministro, o "porta-voz do governo é o ministro da Fazenda Guido Mantega", o qual, segundo ele, "exprime o que o governo deseja até mesmo em políticas externas".