Leia Mais
Deputados deixam para depois discussão da reforma políticaPartidos contestam reforma política"Só Deus sabe", diz presidente da Câmara sobre nova data de votação da reforma políticaDilma confirma que vai retomar a reforma agrária no país2013 deve ser o pior ano da reforma agráriaMPF processa 19 pessoas por venda ilegal de lotes da reforma agrária em MSO presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, também participou da reunião, na sede do instituto em Brasília. Guedes ressaltou que o Incra continua trabalhando para atender aos trabalhadores rurais sem-terra.
“São quase meio milhão de reais de títulos da dívida agrária e benfeitorias parados na Justiça, aguardando a decisão. Nós estamos mostrando aos movimentos sociais uma nova metodologia de trabalho, que permite avançarmos naquilo que está sob responsabilidade do Incra, que é os peritos irem à campo e identificar se os imóveis estão cumprindo a função social da terra. Caso não cumpram, que sejam destinados à reforma agrária”, disse.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou de parte da reunião com os líderes do MST. De acordo com Valdir Misnerovicz, da coordenação nacional do MST, um encontro com a presidenta da República foi acertado com o ministro. “Um dos compromissos políticos acertados é que, nos próximos 45 dias, a presidenta Dilma vai nos receber para fazer uma discussão mais concreta da pauta de reivindicações”, informou. Misnerovicz ressaltou ainda a importância da presença maçica dos trabalhadores em Brasília.
“Essa disposição do governo precisa ser traduzida em ações concretas. Por isso, o movimento vai continuar mobilizado. Vamos fortalecer o acampamento aqui em Brasília. A partir da semana que vem, várias caravanas dos estados virão para cá e a nossa pressão aqui vai continuar. No nosso entendimento, essa pressão do movimento é fundamental para que a gente possa materializar aquilo que está sendo discutido aqui, na negociação, e aquilo que o governo tem anunciado para toda a sociedade”, disse Misnerovicz.