Antonio Anastasia durante a cerimônia da entrega da Medalha da Inconfidencia - Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A PressO governador Antonio Anastasia ressaltou, neste domingo, em Ouro Preto, o papel de Minas na conquista pela liberdade. Ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, orador oficial da 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, Anastasia destacou a importância da atividade política para a construção de uma nação mais justa.
“O nosso empenho está na busca da liberdade para construir a ordem da justiça, e no emprego da ordem a fim de garantir a liberdade. Nesse equilíbrio entre os dois pesos, se encontra a Justiça. E esse equilíbrio só se obtém na paciente atividade política”, discursou o governador, ao presidir a cerimônia na Praça Tiradentes.
Durante a cerimônia, Anastasia lembrou o Manifesto dos Mineiros de 1943, documento que defendia a reconquista do Estado Republicano e o fim do Estado Novo, cujos enunciados, segundo o governador, não perderam a atualidade. “O amor à crítica e ao debate, o apego às prerrogativas da cidadania, o dever político, no seu mais nobre e dignificante sentido, numa palavra, a irresistível vocação para a vida pública, não são, sem dúvida, felizmente, no Brasil, privilégio dos mineiros”.
Com agência Minas