(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT de Minas prepara mudança no comando do partido para eleições de 2014

Gleide Andrade e Odair Cunha, que pertencem à mesma tendência partidária, já fazem campanha para eleição direta que decidirá a presidência da legenda, marcada para novembro


postado em 23/04/2013 06:00 / atualizado em 23/04/2013 08:17


Na quinta votação desde que foi iniciado o processo de eleição direta (PED) no PT, em 2001, é a primeira vez que duas fortes candidaturas à presidência da legenda em Minas têm raiz na Articulação, uma das principais tendências do partido. Apesar de a eleição ser só em novembro, os candidatos já estão em pleno debate. Com o apoio formal da coordenação da Articulação, Gleide Andrade se debruça sobre uma agenda de conversas. “Fui oficializada como a candidata pelo conselho político da Articulação. Eu tive ampla maioria”, garante Gleide, que será uma das três mulheres a concorrer a presidentes estaduais do PT, junto com Benedita da Silva, no Rio de Janeiro, e Regina Sousa, no Piauí.

Embora não seja o nome indicado pelo conselho político da Articulação,  o deputado federal Odair Cunha mantém a disposição de concorrer. “Estou construindo a minha candidatura buscando a unidade no PT”, afirma, considerando que tem amplo trânsito entre as tendências. Com tradição de disputa, os processos de eleição direta no partido costumam apresentar muitos candidatos. Até novembro, outros nomes surgirão, inclusive da Resistência Petista, comandada no plano municipal pelo ex-vice-prefeito de Belo Horizonte Roberto Carvalho.

[No PED, os filiados petistas elegem os seus dirigentes no estado, no município e no país, de forma direta. Até hoje, em Minas, foram eleitos cinco presidentes estaduais por esse processo, para mandatos de dois anos. Em 2001, a ex-prefeita de Betim Maria do Carmo Lara, da Articulação, polarizou a disputa com o deputado federal João Fassarela. Dois anos depois, ela se reelegeu, batendo o principal adversário, o então deputado federal Virgílio Guimarães. Em 2005, o deputado federal Nilmário Miranda, também da Articulação, venceu a disputa contra os deputados estaduais Durval Ângelo, Adelmo Carneiro Leão, o deputado federal Gilmar Machado e o ex-prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões. Dois anos depois, Nilmário se reelegeu.

Nos últimos quatro anos, o PT mineiro vem sendo presidido pelo deputado federal Reginaldo Lopes –  que faz parte de uma dissidência da Articulação, denominada Articulação Democrática – que ganhou duas eleições consecutivas. Na primeira, ele venceu Durval Ângelo, da tendência Tribo, e na última, Gleber Naime, membro do diretório nacional e do conselho nacional do PT, da tendência Articulação. No plano nacional, Reginaldo e Gleber fazem parte do mesmo grupo, que é majoritário no partido.

As chamadas disputas internas do PT sempre foram muito duras e, via de regra, deixam sequelas. O controle da direção da legenda no estado é particularmente importante, porque caberá ao presidente eleito conduzir as articulações e negociações com partidos para uma coalizão em torno da formação da chapa que disputará o governo do estado em 2014.

Palácio

Os dois candidatos mais fortes até agora, Gleide Andrade e Odair Cunha, têm em comum o fato de declarar apoio à indicação do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. para concorrer ao governo de Minas. O ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias já anunciou a disposição de concorrer a uma vaga de deputado federal e de apoiar Pimentel. Além de mirar o governo, o ministro terá a função de reforçar o palanque da presidente Dilma Rousseff em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país. Ontem, em evento em Belo Horizonte, Pimentel desconversou quando indagado sobre a sua candidatura, apesar de ser o único nome cogitado pelos petistas. “O partido está muito unido, tem objetivo claro que é reeleger Dilma no ano que vem e nas candidaturas estaduais buscar os melhores nomes”, disse, sem anunciar apoio a Odair Cunha ou a Gleide Andrade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)