Leia Mais
Primeiro recurso contra decisão do mensalão pede pena menor para condenadoCâmara não se pronunciará agora sobre mensalão, diz AlvesAGU decidirá sobre ressarcimento aos cofres da União de recursos desviados com mensalãoDeputado Valdemar Costa Neto recorre de condenação no mensalãoAdvogados dos réus do mensalão têm até quinta-feira para apresentar recursosRelator do processo, Barbosa votou a favor de condenar a maioria dos réus, envolvendo-se em discussões acaloradas com Lewandowski, que era o revisor do processo. Lewandowski não fez previsões sobre quando o tribunal julgará os recursos que os réus começaram a entregar nesta terça na Corte. Mas, para Barbosa, é possível que o assunto esteja resolvido até julho.
Embargos
O advogado Paulo Sérgio Abreu e Silva, que defendeu o também advogado Rogério Tolentino, encaminhou ao STF o primeiro recurso contra a condenação. A seu cliente, que foi sócio do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, foi imposta uma pena de 6 anos e 2 meses pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
No recurso, o advogado contesta o fato de os condenados por corrupção passiva terem sido punidos com base numa lei anterior, que estabelecia penas menores. "Como pode o corruptor ser condenado nos termos da legislação nova, mais gravosa, e os corrompidos na legislação anterior, com pena mais branda?" Se o argumento for aceito, ele espera reduzir a pena de seu cliente em cerca de um ano.