Leia Mais
Tucanos e petistas trocam acusações em busca de apoio dos prefeitos de MinasPrefeitos devem ter autonomia na arrecadação, afirma PimentelAécio e Lacerda são citados em cartas da embaixada americana Candidatura do deputado Odair Cunha ganha força para presidir PT em MinasEntre os aliados o nome forte é o do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do PP. Além de o partido ter grande proximidade com o PSDB mineiro, ele é muito próximo do senador Aécio Neves (PSDB), de quem foi líder do governo, quando o tucano estava à frente do Palácio da Liberdade. Alberto Pinto Coelho, se eleito, não poderá tentar a reeleição, já que provavelmente assumirá o governo no ano que vem, quando Anastasia deve deixar o cargo para poder concorrer ao Senado. Com isso, ganham corpo as especulações de que um nome do PSDB poderia ser vice em uma chapa encabeçada pelo atual vice.
No PT, o nome colocado por enquanto é o do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, com grande aprovação à época. O partido ainda se articula para o processo de eleições diretas, para só depois disso tratar da oficialização de uma candidatura. Também corre por fora o senador Clésio Andrade, nome do PMDB para concorrer como alternativa a uma eventual polarização entre petistas e tucanos.
Disputa no PT
O deputado federal Odair Cunha (PT) abriu dissidência no grupo da Articulação e será candidato à presidência do partido com o apoio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT). Os aliados do ex-prefeito, que defendem o nome de Pimentel para concorrer ao governo de Minas, confirmaram ontem apoio a candidatura de Odair e acertaram uma programação que contará com o lançamento de um manifesto no dia 13 de maio. Integrante da tendência Articulação, Odair se lança contra o nome oficial apresentado pelo grupo, da secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, que tem o apoio do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Além dele, parte da Articulação de Belo Horizonte aderiu ao nome de Odair, incluindo o deputado federal Nilmário Miranda, o estadual Ulisses Gomes e o ex-deputado Carlos Gomes. O grupo acertou que Odair vai tentar uma candidatura única, conversando com os demais candidatos que se colocarem até agosto.