Leia Mais
Feriado leva comissão do Senado a adiar votação sobre alíquota de ICMSGoverno ganha primeira batalha para unificar alíquotas do ICMSSenadores divergem sobre alíquota única para ICMSImpasse entre os estados em torno do ICMS continuaSenador garante votação de projeto que unifica alíquota do ICMS“Foi um pedido de vários senadores para que não votássemos os destaques do ICMS”, acrescentou Lindbergh Farias. O texto-base do relator Delcídio Amaral (PT-MS) foi aprovado na semana passada e um acordo transferiu para hoje a análise dos destaques.
Os senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES) reconheceram que as votações dos destaques serão polêmicas como ocorreu no debate do parecer de Delcídio Amaral. “Queremos debater ponto a ponto”, acrescentou Maggi.
Esse é um tema que, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE), divide os senadores porque mexe na base tributária dos estados. O parecer do relator estabelece alíquotas diferenciadas de 7% e 4%, respectivamente, aos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e aos localizados no Sul e no Sudeste.