Jornal Estado de Minas

Tucanos articulam na véspera de visita de Dilma a Uberaba

Um dia antes da visita da presidente Dilma Roussef à Expozebu, em Uberaba, o governador Anastasia, o senador Aécio Neves e pré-candidatos ao governo estadual afinaram o discurso

Marcelo da Fonseca- enviado especial
Ao inaugurar a Área Integrada de Segurança Pública, o governador Antonio Anastasia enumerou as cobranças que fará ao governo federal - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Uberaba - A presença dos nomes mais influentes do agronegócio nacional e internacional em uma das maiores feiras pecuárias do mundo não passou batido nas movimentações dos principais políticos brasileiros que disputam alianças de olho nas eleições de 2014. Em clima de pré-campanha, tanto no âmbito nacional quanto estadual, os principais caciques políticos do país e de Minas fazem da 79ª Expozebu nesta sexta-feira, em Uberaba, no Triangulo Mineiro, um palco de intensa movimentação política. Na véspera da abertura oficial do tradicional evento – que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, e do candidato petista ao governo de Minas, ministro Fernando Pimentel – os tucanos mineiros se anteciparam e participaram de eventos durante todo dessa quinta-feira.

À tarde, o governador Antonio Anastasia, acompanhado do vice-governador e um dos pré-candidatos ao Palácio da Liberdade no ano que vem, Alberto Pinto Coelho, cumpriu agenda cheia de inaugurações e anúncios de obras para a região, acompanhados de deputados do PSDB e partidos aliados ao governo. À noite, em evento mais reservado na casa do deputado federal Marcos Montes (PSDB-MG), a articulação tucana foi comandada pelo pré-candidato ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves. Presente também o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro, que também aparece como possível nome para a disputa a governador.

A reunião dos líderes do PSDB com as principais lideranças do Triângulo Mineiro aconteceu um dia antes da presença dos caciques petistas em Uberaba, mas nem por isso o palanque na Expozebu estará reservado para o PT. Hoje Dilma e Aécio, prováveis rivais nas eleições de 2014, se encontrarão pela primeira vez em um evento público, que promete ser bastante concorrido, já que é esperada grande presença da população da cidade e de várias regiões do país.

O tom do embate entre petistas e tucanos se acirrou nas últimas semanas, com duras críticas de parlamentares do PSDB ao baixo crescimento da economia nacional e ao aumento da inflação. Na Festa do Trabalhador, organizada pela Força Sindical em São Paulo, Aécio disse que o governo tem sido “leniente” com a alta dos preços. Já a presidente Dilma usou o tradicional pronunciamento do 1º de maio na TV, para rebater as críticas, considerando as declarações da oposição como tentativas de criar instabilidade no ambiente econômico de forma negativa para o país.

Nessa quinta-feira, ao inaugurar a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), o governador Anastasia apontou alguns temas importantes para o estado que precisam ser tratados com a presidente Dilma, como as obras da duplicação da BR-262, no Triângulo, a liberação de recursos para a construção de um gasoduto na região e o reajuste nos preços mínimos do café. “São ações prioritárias para Minas. No caso da BR-262, é um tema de responsabilidade da União, já que se trata de uma estrada federal. Assim como a duplicação da BR-381, é uma obra muito importante para o estado. Vamos também voltar a tratar com ela um tema de grande relevância para o setor rural, que já foi tratado durante visita dela a BH, que é a questão do preço do café, que está para ser discutido pelo conselho monetário nacional”, afirmou o governador.

Tradição

Para quem acompanha a Expozebu há muitos anos, a presença de caciques nos períodos de disputa eleitoral é cada vez mais comum. Para o produtor rural Geraldo Nunes, que participa há mais de uma década da exposição, a visita de políticos no início da feira já se tornou tradição, com presença de praticamente todos os presidentes do país e governadores de Minas nas últimas décadas. Mas principalmente em ano de eleição a mobilização é garantida. “Não estamos em eleição agora, mas como a briga já começou nos bastidores, a turma marca presença junto dos grandes empresários do campo. É quase uma briga por espaço”, avalia Geraldo, que lembra da presença de Dilma e José Serra (PSDB) em 2010.

Memória

Em 2010, Serra e Dilma


Presidenciáveis petistas e tucanos já sentaram quase lado a lado, em 2010, na tradicional abertura da Expozebu, em Uberaba (MG). Na época, a então chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, esteve no evento com o então candidato do PSDB ao Planalto, José Serra. Entre eles, constrangido, o deputado e ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes (PMDB) —, que foi, inclusive, ministro da Previdência durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Para dar dimensão à tensão daquele momento, a troca de cumprimentos entre ambos foi meramente protocolar. A petista optou por ficar próxima do então vice-presidente da República, José Alencar. Serra sentou atrás do governador de Minas, Antonio Anastasia, mas conversou com o então coordenador da campanha do PT, Antonio Palocci. O atual pré-candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves (PSDB-MG), não compareceu.

Campanha

Na ocasião, José Alencar aproveitou para defender o legado do governo Lula e declarar apoio à candidatura de Dilma Rousseff. “Se fizerem uma pergunta sobre qual é o desejo do povo, a resposta será a continuidade deste governo sério, democrático. O Brasil não quer prescindir disso”, afirmou.

No início da tarde, após a cerimônia de abertura da Exposição, Serra e Dilma voltaram a se encontrar, numa feijoada oferecida pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Jonas Barcellos, em sua fazenda. Eles foram posicionados em lados opostos de uma mesa com mais de 80 lugares.