A presidente Dilma Rousseff fez, nesta sexta-feira, um apelo ao Congresso Nacional pela aprovação da Medida Provisória nº 595 conhecida como a MP dos Portos, como uma das medidas para reduzir os gargalos logísticos do País. "Reitero que esta presidenta considera que a MP dos Portos é crucial para o País, diante do resto do mundo. Tenho certeza de que o Congresso será sensível, como vem sendo, e assegurará um marco regulatório para os portos", disse Dilma na abertura da 79ª Expozebu, em Uberaba (MG).
A presidente sugeriu ainda aos pecuaristas presentes ao evento a criação de um Conselho do Setor Bovino (Conbov), para que sejam "articulados" os problemas da cadeia e haja a resolução dos conflitos. "Temos de avançar ainda na questão de tipificação de carcaças (bovinas). Sem isso, perdemos argumentos nas questões internacionais e corremos o risco de perder a razão, o que torna difícil o diálogo", completou.
Dilma disse ainda que, no Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, a questão sanitária na pecuária seguirá como "absoluta prioridade" e encerrou o pronunciamento citando o discurso do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011) feito na mesma Expozebu, em 2010: "Não há nenhum País, nenhum estado no mundo, que possua água, solo, a Embrapa e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)".