Leia Mais
Irmão de senadora é suspeito de manter trabalho escravoTrabalho escravo entra na lista de crimes hediondosJustiça condena dois fazendeiros por trabalho escravoBancada ruralista elabora vídeo para defender mudanças na PEC do Trabalho EscravoSindicato busca governo para regulamentar motoboysGoverno e centrais sindicais retomam discussões sobre mundo do trabalhoGoverno de São Paulo promulga lei para punir exploração do trabalhoAssim como no projeto piloto, nas demais localidades, a expectativa é criar grande redes de proteção com a participação de empresas públicas e privadas, além de integrar ações já existentes em estados e municípios.
Segundo a OIT, há aproximadamente 21 milhões de pessoas em situações de trabalho forçado no mundo. No Brasil,dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho, informam que, entre 1995 e 2011, 41.608 mil pessoas foram retiradas da situação análoga à escravidão no país.
Durante o lançamento do projeto, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), fez um apelo para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57A/1999, seja votada na Casa. O texto prevê a expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem encontradas situação análoga à escravidão no país. A PEC está parada na Comissão de Constituição e Justiça.