- Foto: Governo de São Paulo A presidente Dilma Rousseff confirmou no início da noite desta segunda-feira o nome do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa. O nome de Afif era dado como certo nos bastidores, já que o PSD não faz parte oficialmente da base de partidos que apóiam o governo. A nova pasta - criada recentemente -, será responsável por formular políticas de apoio às micro e pequenas empresas. A posse do novo ministro será na próxima quinta-feira, pela manhã, em Brasília.
Na mensagem, Dilma desejou “sucesso e confiança no desempenho do novo ministro”. Afif assumirá o cargo na chamada "cota pessoal" de Dilma. Mesmo assim, a tendência do PSD é apoiar a reeleição de Dilma, no ano que vem. O plano do partido é ocupar espaços na administração a partir de 2015, caso a presidente conquiste o segundo mandato. Afif foi, por duas vezes, presidente da Associação Comercial de São Paulo, ex-presidente do Conselho do Sebrae, ex-Deputado Federal Constituinte e atual vice-governador de São Paulo
Trata-se do 39º ministério, que terá impacto orçamentário de R$ 7,9 milhões por ano. A pasta contará com 66 cargos em comissão. A nomeação ocorreu quase 40 dias após a criação da nova pasta. Na nota do Palácio do Planalto, o novo ministro tem a postura classificada como “relevante”. “Afif Domingos tem tido papel relevante em todos os processos que, nos últimos anos, resultaram no estímulo e na valorização das micro e pequenas empresas no país.
Com Agência