Jornal Estado de Minas

Unidades de Polícia Pacificadora podem ser criadas em todo o país

Projeto de lei com essa finalidade está tramitando na Câmara dos Deputados para ampliar a experiência do governo fluminense de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade

Está tramitando na Câmara dos Deputados projeto de lei para criar Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)em todo o país. A proposta é do deputado Alessandro Molon (PT), eleito pelo Rio de Janeiro, onde o governador Sérgio Cabral vem implantado essa política de segurança pública na capital fluminense.
De acordo com o projeto, as UPPs seriam usadas, a exemplo do Rio de Janeiro, para a retomada de áreas dominadas pelo narcotráfico, crime organizado e milícias, de forma permanente em todo o país. A ideia é que a política de pacificação seja compartilhada entre as diversas secretarias estaduais de segurança, cultura, saúde, educação e áreas correlatas.

Debate

Nesta terça-feira, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, discute a política de implantação das UPPs com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

"Beltrame é reconhecido por implantar uma inovadora política pública no Rio de Janeiro, o que gerou visibilidade por seus resultados na mitigação da violência, embora, em grande parte do território do estado, os índices de violência recrudesçam", avalia do deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), presidente da comissão.

Para o deputado  Efraim Filho (DEM/RJ), relator do projeto de lei, a reunião com o secretário do Rio de Janeiro permitirá identificar problemas e soluções encontrados pelo governo fluminense para facilitar esse processo nos demais estados.

Com Agência Câmara