Leia Mais
Prefeitos mineiros aproveitam brechas da legislação e nomeiam parentesPrefeitos cassados devem devolver R$ 2,7 milhões aos cofres públicosQuase metade dos vereadores de BH já pensam em vaga de deputado em 2014Candidatos às eleições de 2014 buscam apoio dos prefeitosO governador Antonio Anastasia (PSDB) lembrou em seu discurso que a descentralização dos recursos vem sendo defendida pelo governo de Minas desde a gestão do agora senador Aécio Neves (PSDB). “Esse tema é clamado por todo o Brasil, mas na prática ainda não aconteceu. Quando falo em descentralizar significa dizer que, na esfera local, se faz com mais rapidez, mais barato e com mais eficiência”, afirmou Anastasia.
A bandeira da autonomia dos municípios foi levantada também pelo presidente estadual do PSDB e pré-candidato deputado federal Marcus Pestana, como trunfo para a candidatura do senador Aécio à Presidência da República, já que ele sempre ouviu as demandas dos gestores. “ Não adianta só entregar trator e ônibus às prefeituras, um governo federal precisa atuar nas grandes questões e dar autonomia aos municípios”, disse Pestana, numa referência à visita de Dilma a Minas, há duas semanas, quando entregou equipamentos a prefeitos.
O vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), outro nome cotado para a disputa estadual, destacou a atuação participativa da AMM. "O conhecimento da realidade municipalista por parte dos representantes é importante, já que assim se percebem as questões que afligem seus conterrâneos, estando mais autorizados com conhecimento de causa para focalizar os interesses locais", afirmou o vice-governador ao parabenizar a gestão do presidente da AMM Ângelo Roncalli.
Realidade
Para Antônio Andrada (PSDB), prefeito de Barbacena que vai assumir amanhã a Presidência da AMM, o diálogo com os possíveis candidatos, no plano estadual e federal, é fundamental. “Às vésperas de uma eleição presidencial, a conversa no sentido de exigir uma pauta real e compromissos claros de candidatos é de grande importância. É preciso entender que o modelo atual cria distorções. Um convênio de creche que será bem-sucedido para cidades na Amazônia pode não ser o ideal para se usar em BH”, avaliou.
Apesar da presença expressiva de políticos ligados ao PSDB, o presidente da AMM ressaltou que as demandas apresentadas por prefeitos são bem conhecidas também pelo provável candidato do PT ao governo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.