Leia Mais
Afif diz que só deixa cargo de vice-governador por decisão judicialDurante posse de Afif, Dilma diz que pequenas empresas sofrem mais com burocraciaEmpreendedorismo não é bandeira partidária, diz AfifMesmo com nomeação de Afif Domingos para ministério, PSD continua independente, diz líderLogo depois, a presidenta Dilma Rousseff concordou com a comparação feita por Afif e disse que a desburocratização do país deve ser buscada por todas as atividades. “De fato, tem a boa burocracia, que é a regulamentação correta que o Estado tem que fazer, mas há a péssima burocracia, que ao invés de dar suporte ou ajudar a desenvolver, entrava. Essa é uma questão que está no cerne da expansão da pequena e micro empresa. É necessário em todas as atividades desburocratizar o país".
Segundo Dilma, quanto mais se desenvolve o país, mais importante se tornam as micro e pequenas empresas para a economia, sendo um espaço de relação entre as grandes e médias empresas e a sociedade, especialmente para gerar inovações científica e tecnológicas.
A presidenta elogiou o novo ministro e disse que é a pessoa certa no lugar certo. “A posse do Guilherme Afif Domingos traz a pessoa certa para o lugar certo, porque acredito que é um reconhecimento de direito, que o ministro foi o mais importante formulador e ao mesmo tempo o representante de milhões de cidadãos comuns que têm nas micro e pequenas empresas os objetivos das suas vidas. O ministro construiu a pauta das micro e pequenas empresas no nosso país”.
Atualmente, o país tem 7,4 milhões de micro e pequenas empresas, o que representa 99% das empresas formalizadas do país. Somadas, elas empregam 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Além de ministro, Afif Domingos é vice-governador de São Paulo, pelo PSD. Ele também foi presidente do Conselho do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, por duas vezes, presidente da Associação Comercial de São Paulo.