(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marina Silva vai ao Norte de Minas para coletar assinaturas para novo partido

A ex-senadora desembarca neste sábado em Montes Claros para se encontrar com apoiadores. A meta da coordenação do partido é atingir 500 mil assinaturas ainda este mês para a criação da nova legenda


postado em 10/05/2013 18:55 / atualizado em 10/05/2013 19:11

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A ex-senadora Marina Silva, que percorre o Brasil para colher assinaturas para a criação de seu novo partido, o Rede Sustentabilidade, vai desembarcar novamente em Minas no fim de semana. Neste sábado, ela participará de um encontro com militantes e apoiadores de sua campanha no Centro de Montes Claros, no Norte de Minas. Marina corre contra o tempo para conseguir o número suficiente de apoios necessários para conseguir fundar a nova legenda. Até o início deste mês, mais de 260 mil pessoas já aderiram a ideia da nova sigla. Ao todo, são necessárias mais de 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados da Federação. Todo o processo tem de ser finalizado junto ao TSE até um ano antes da eleição, ou seja, em outubro próximo.

Segundo a coordenação do futuro partido em Minas, já foram colhidas no estado mais 40 mil assinaturas. A meta é fechar o mês de maio com mais de 500 mil assinaturas em todo o Brasil. Essa é segunda investida de Marina no estado em menos de 15 dias. No final de abril a ex-senadora esteve em Belo Horizonte. Na ocasião, ela visitou as regiões do Barreiro e da Savassi e caminhou pela feira de artesanato da Afonso Pena. Marina, venceu a eleição na capital mineira no primeiro turno da disputa presidencial de 2010 com cerca de 126 mil votos a mais que a presidente Dilma Rousseff. Em Montes Claros a ex-ministra do Meio Ambiente cumprirá agenda fechada, conforme sua assessoria, mas deve falar com a imprensa.

Além da batalha para conseguir o número suficiente de assinaturas, o Rede ainda tem que batalhar em outra frente: o projeto de lei que inibe a criação de novos partidos. Nesta semana, Marina Silva se encontrou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para tratar do assunto. A tramitação da proposta foi suspensa por liminar do ministro Gilmar Mendes.

Segundo Marina Silva, Joaquim Barbosa ouviu os argumentos trazidos pelo grupo e disse que se manifestará quando o assunto chegar ao Plenário. Ela disse que não chegou a procurar o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, porque era uma visita protocolar ao Poder Judiciário. “O objetivo da reunião era apenas manifestar nossa opinião quanto à forma atabalhoada como a lei vem tramitando no Congresso”.

Com agência


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)