Leia Mais
Jeitinho político de parlamentares entra na mira do TCUTCU questiona legalidade de convênios do Ministério do TurismoGovernos de estados e municípios rejeitam denúncia do TCU sobre endividamentoPrefeitos e governadores comprometem o caixa de gestões futuras, denuncia TCUTCU aprova contas do governo federal de 2012 com 22 ressalvasTribunal de Contas da União analisará contas de 2012 do governo federalO órgão com situação mais frágil era o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com mais de 15 mil prestações de contas não analisadas, cujo valor chegava a cerca de R$ 4 bilhões. Para fiscalizar esses convênios havia apenas 89 servidores efetivos.
Em 2011, em um novo relatório sobre as contas do governo, o órgão constatou que as prestações de contas com análise atrasada já somavam quase R$ 20 bilhões. O atraso médio das análises era de pouco mais de cinco anos. O número de prestações de contas não apresentadas no prazo devido era de 3.179, 14% maior do que o registrado no ano anterior.
Desde então o TCU não atualizou esses dados, mas atrasos e a falta de funcionários persistem, segundo o presidente da instituição, Augusto Nardes.