Leia Mais
Renan Calheiros minimiza críticas de Barbosa ao CongressoPresidente em exercício da Câmara diz que Joaquim Barbosa é "fator de crise entre os Poderes"Barbosa abre o verbo e classifica Congresso de "ineficiente e incapaz de deliberar"Barbosa defende importância do Judiciário na efetivação do direito à saúde dos brasileirosA discussão sobre cotas para índios e negros no Judiciário já começou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido por Barbosa. Atualmente, grupos de trabalho estão fazendo um censo no Judiciário para levantar, entre outras questões, a diversidade étnica na composição dos tribunais. O prazo final para conclusão do estudo é fevereiro do ano que vem.
Segundo a ministra da Seppir, o tema que motivou a audiência - a ação que pretende derrubar o decreto sobre demarcação de terras quilombolas – pouco avançou. Ela disse que Barbosa não deu previsão de quando o processo pode voltar a ser discutido em plenário. O julgamento foi suspenso por pedido de vista em abril do ano passado.
“Não é a demora que causa preocupação. O que preocupa é a existência mesmo da ação, é uma preocupação permanente, pois causa insegurança jurídica muito grande para o trabalho que fazemos no governo”, disse Luzia Bairros. O processo só poderá voltar para a pauta após liberação da autora do pedido de vista, ministra Rosa Weber.