Leia Mais
Votação do projeto da "cura gay" é adiada para próxima semanaDeputados devem decidir nesta semana sobre projeto da "cura gay"Conselho de psicologia critica discussão de 'cura gay'Pedido de vista impede aprovação projeto da 'cura gay' em comissãoComissão de Direitos Humanos se reúne nesta terça-feira para votação do projeto da cura gayMinistro do STF nega pedido contra casamento gay em cartóriosPSC critica na TV os militantes contrários a FelicianoComissão da Câmara deve aprovar novas regras sobre segurança em casas noturnasHá 15 dias, quando o projeto da “cura gay” foi colocado em pauta, pela primeira vez, pelo presidente da comissão, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), a reunião foi cancelada a pedido do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em função do debate de vários temas considerados polêmicos que levaram à Casa centenas de manifestantes de diversos setores da sociedade civil.
O projeto, que está sendo chamado de Projeto da Cura Gay, propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999. De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), o projeto quer suprimir um dos trechos da Resolução nº 1/99, que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade. Os profissionais também não podem adotar ação coercitiva a fim de orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.
O autor do projeto argumenta que as restrições do conselho são inconstitucionais e ferem a autonomia do paciente. Já representantes da instituição criticam a proposta sob o argumento de que não se pode tratar a homossexualidade como doença.